sábado, 1 de dezembro de 2012

Tribulus terrestris, funciona ou não?

Tribulus terrestris (TT abreviado) é uma planta originária da Índia. Segundo as crenças antigas é um afrodisíaco natural e que aumenta a potência física do atleta, pois aumenta seus níveis de testosterona. Lendo alguns blog´s e sites sobre o produto, como por exemplo, o http://www.nutrifitness.com.br/products/tribulus-pro-universal1/, percebemos que o fabricante afirma que o extrato de TT pode aumentar em até 50% a testosterona. Praticamente um “anabolizante natural”. Vejam alguns dos “benefícios” apresentados supostamente pela planta:
v  Eficaz no aumento da produção de TESTOSTERONA
v  Estimulante para aumentar o IMPULSO SEXUAL; (ambos os sexos)
v  Aumento da FORÇA e MASSA MUSCULAR em atletas; (efeito anabólico)
v  Diminui a FRIGIDEZ SEXUAL em mulheres;
v  Aumenta a quantidade e a motilidade de espermatozóides; (fertilidade)
Mas será que a planta realmente cumpre o que promete?  Analisamos e postamos alguns estudos científicos e de acordo com os resultados faremos uma conclusão sobre o assunto:

Este estudo: Effects of Tribulus terrestris on endocrine sensitive organs in male and female Wistar rats.   http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19781624teve como objetivo avaliar os possíveis efeitos de Tribulus terrestris  em órgãos endócrinos sensíveis intactos de  ratos machos castrados, e fêmeas pós-menopausa sem ovários (Estudo foi feito nesse tipo de animal para se ter certeza de que o extrato iria reagir com os tecidos, sem a influência dos órgãos retirados). Os ratos foram tratados com extrato da planta e comparados a um outro grupo de ratos que usaram andrógenos. O estudo  durou 28 dias. Nenhum dos 2 grupos foi capaz de estimular os tecidos  sensíveis como próstata e vesículas. O extrato de Tribulus não aumentou os níveis de testoterona, indicando ausência de atividade androgênica e estrogênica in vivo.

Este estudo: Short term impact of Tribulus terrestris intake on doping control analysis of endogenous steroids http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18282674   teve como objetivo avaliar o impacto da ingestão doTribulus no exame antidoping a curto prazo. Duas mulheres usaram o extrato 3x ao dia durante 2 dias e fizeram o teste antidoping. Nenhuma variação hormonal foi detectada na urina, indicando que o extrato de tribulus não possui impacto sobre o metabolismo da testosterona (AFINAL, ALGUÉM SABE DE ALGUM CASO ONDE ALGUM ATLETA TENHA SIDO PUNIDO OU BANIDO DO ESPORTE DEVIDO AO USO DO TRIBULUS? SÓ NAS PROPAGANDAS DA INDÚSTRIA ELE AUMENTA EM 50% A TESTOSTERONA)

Este estudo Effects of anabolic precursors on serum testosterone concentrations and adaptations to resistance training in young men http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10997957  comparou um medicamento feito com extrato de tribulus (misturado a outros ativos) com um placebo. O resultado diz que não houve aumento na testosterona livre e não há evidências de que esses extratos aumentem a resistência aos treinos físicos.

Este estudo: The effect of five weeks of Tribulus terrestris supplementation on muscle strength and body composition during preseason training in elite rugby league players.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17530942 teve como objetivo investigar se a suplementação deTribulus terrestris produziria grandes ganhos de força e massa muscular magra em 5 a 28 dias em jogadores da elite de rugby. Realizou-se um teste duplo cego (eles não sabiam o que estavam usando) com 22 jogadores australianos, onde 11 jogadores foram suplementados com extrato do Tribulus terrestris e para os outros 11 jogadores foram administrados placebos (Substância sem efeito nenhum, tipo comprimido de farinha de trigo). Ao decorrer de 28 dias concluiu-se que não houve diferença entre ganhos de força ou massa muscular magra entre os jogadores suplementados com Tribulus terrestris e os jogadores do grupo placebo, nem houve aumento na concentração de testosterona/epitestosterona na urina.

Este estudo: The effects of Tribulus terrestris on body composition and exercise performance in resistance-trained males. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10861339 teve como objetivo determinar os efeitos da suplementação de Tribulus terrestris sobre a composição corporal e efeitos sobre o desempenho físico de resistência em indivíduos que praticam treinos com pesos.
Foram administrados o suplemento de Tribulus terrestris em quinze indivíduos, e placebo a outros quinze, sendo os indivíduos suplementados com 3,21 mg de Tribulus terrestris por Kg de peso corporal por dia. 
Durante a suplementação de Tribulus terrestris não houve alterações no peso corporal, percentual de gordura, água corporal total, consumo alimentar, ou estados de humor em qualquer grupo. Concluiu-se que a suplementação com tribulusnão aumentou a composição corporal e desempenho em exercícios de resistência.

Outro artigo que indica a falta de evidência da eficácia do tribulus : The aphrodisiac herb Tribulus terrestris does not influence the androgen production in young men. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15994038Nesse houve uma avaliação em 21 jovens saudáveis, que usaram extrato da planta por 4 semanas comparados a um outro grupo de jovens saudáveis com mesma idade usando placebo. Os resultados obtidos foram iguais, indicando que o extrato não possui influência direta ou indireta sobre o aumento de testosterona.

Já este estudo de caso Tribulus terrestris-induced severe nephrotoxicity in a young healthy male:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20667992 afirma que um paciente que usou o extrato de tribulus com água por 2 dias apresentou toxicidade no fígado e nos neurônios. A suspensão do uso resultou em melhoras ao paciente. Estudo feito apenas com uma pessoa, não sendo confiável. Pode ser um indicativo ou apenas um caso raro e isolado.

Existem estudos com resultados positivos para o tribulus, mas praticamente todos são em ratos. “Sexual effects of puncturevine (Tribulus terrestris) extract (protodioscin): an evaluation using a rat model.” Esse artigo revela que o TT pode ter efeitos benéficos sobre o comportamento sexual de ratos. Todos os ratos do estudo deram respostas positivas as fêmeas, mas o do grupo do tribulus apenas deu mais rapidamente. Os ratos que usaram a planta tiveram ganhos de peso, mas o autor não revelou se eram ganhos de massa magra ou gordura. O mesmo autor possui outro artigo (Aphrodisiac properties of Tribulus Terrestris extract (Protodioscin) in normal and castrated rats) onde ratos castrados têm benefícios de aumento da testosterona, mas apenas nos castrados, isso não ocorreu em ratos normais.

Como podemos ver há um conflito de dados em uso de animais, onde alguns estudos apontam benefícios e outros não. Mas isso também não quer dizer nada, já que ratos não possuem fisiologia igual a dos seres humanos.

Uma das raras exceções: The influence of the Tribulus terrestris extract on the parameters of the functional preparedness and athletes' organism homeostasis. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20095389 investigou a influência do Tribulus  em atletas que foram suplementados com 3 cápsulas por dia durante 20 dias do suplemento alimentar "Tribulus" (Optimum Nutrition, EUA). Durante a utilização do suplemento houve um aumento na potência muscular anaeróbica. As concentrações nos níveis de testosterona no sangue aumentaram durante os primeiros 10 dias, a partir do décimo dia não houve mais aumentos nos valores da testosterona no sangue. Percebe-se que esse é um dos únicos trabalhos (ou o único, até o momento),  onde o tribulus tenha aumentado os níveis de testosterona ( por pouco tempo, cerca de 10 dias, ou seja a longo prazo o próprio estudo sugere que possa não funcionar). É o único a citar uma marca de suplementos (OPTIMUM NUTRITION). Portanto pode ser algo tendencioso, feito para produzir um resultado positivo propositalmente ( o estudo não declara conflito de interesses, mas é curioso o fato de usar suplemento industrial). Ou então, como alguns suplementos em geral, que não contem extrato puro da erva,  pode possuir alguma outra substância que possa ter influenciado no aumento (clique aqui e veja sobre adulteração de suplementos), já que nos demais artigos o extrato do tribulus ( extrato da planta) não possui evidência alguma em aumentar a concentração do hormônio testosterona.  Outros problemas do artigo são que os autores ocultaram o modo de alimentação dos grupos, sendo que o grupo controle não recebeu placebo dietético. Os grupos não os dividiram igualmente (12 no placebo e 20 no tribulus), gerando um resultado estatisticamente mais favorável ao grupo do tribulus, pelo número maior de participantes. Também não relataram quais tipos de exercícios os grupos faziam, e se fizeram por conta própria , pois isso pode ter influência no resultados. Enfim, o estudo possui um resultado anômalo e possui diversos erros metodológicos.

Como visto na maioria dos trabalhos científicos, o extrato da planta Tribulus terrestris não possui evidências que comprovem as afirmações dos fabricantes de suplementos com seu extrato. A maioria das evidências são negativas. Mesmo se os resultados fossem todos positivos, em uma visão critica dos trabalhos ainda seria negativa à planta pela baixa qualidade dos artigos e sendo praticamente todos os positivos feitos em ratos. Portanto, os resultados obtidos a partir da suplementação do Tribulus terrestris não foram satisfatórios de acordo com os artigos publicados, não havendo aumento de força ou massa muscularou aumento de testosterona. Então ficam claros os resultados e você saberá se irá investir  R$ nesse tipo de suplementação.

Obrigado pela atenção. Dúvidas? Poste-as nos comentários.

 CONSULTE SEMPRE UM FARMACÊUTICO!

163 comentários:

  1. Muito bom gente, mas coloquem umas figuras ai pra gente associar com os produtos.


    Parabensss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem gostei muito, mas faltou imagens...

      dizem que não faz efeito em mulheres, mas estou tomando o Tribulus da Optmum, estou gostando muito tenho tido resultados em força e disposição..

      Como é difícil encontrar um site legal para comprar..
      Uma amiga indicou um site muito legal em outro blog,

      Gostei muito do site, e por isso estou indicando aqui..
      O Sedex é grátis e aceita Pagseguro.

      http://corposedutor.com.br

      Excluir
    2. Os outros posts possuem imagens Jessica. E não deve funcionar em ninguém, tribulus é dinheiro perdido. Não passa de um placebo, caro ou ate mesmo adulterado. Obrigado por comentar.

      Excluir
    3. Tomo tribulos e essa porra funciona sim, transando pra caralho, e muita força e disposição ...ganho de massa também...tomar 3 semanas fica duas sem tomar...pode ser chá..capsulas...

      Excluir
    4. Pablo mas entao vc conhece algum produto que possa aumentar a libido?grato

      Excluir
    5. procure um medico. Libido baixa nem sempre é falta de testosterna. Pode ter problemas psicologicos, problemas de tireoide, etc. Nao existe formula magica. Voce precisa ser avaliado.

      Excluir
    6. Parabéns por levar um pouco de lucidez ao assunto. 100 testes dizendo que não funciona em humanos e alguns dizendo que estão arrasando. Se tomassem cps de polvilho provavelmente ia achar o máximo. Gasta dinheiro em bobagens quem não lê ou pesquisa. O pior que temos até "urologista" na parada. Muito bom seu blog.

      Excluir
  2. Proxima postagem teremos fotos. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa meninos,adorei!

    ResponderExcluir
  4. o Pablo valeu pelo artigo, estava indo comprar uma caixa do tribulus mas depois de ver esse teu artigo, citando varias fontes e pesquisas, desanimei..kkk
    A gente percebe que tem muita propaganda em cima disso e resultado que é bom, nada! Valeu Pablo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As industrias em geral funcionam a base de propaganda, seja ela de cosméticos, alimentos, e medicamentos. Até mesmo com medicamentos vemos coisas absurdas, mesmo com uma legislação mais firme em cima dos fabricantes. Obrigado por comentar, abraço!

      Excluir
    2. Por que não tomam logo a própria testosterona?

      Excluir
  5. cara eu ja tomei tribulus que comprei em uma farmacia de manipulação e senti um tesao doido. no serio mesmo fera. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, no nosso blog tambem comentamos sobre adulteração de suplementos. É perfeitamente possível que voce use um suplemento adulterado com hormônios e sinta isso, ou até mesmo sinta os efeitos psicologicamente. Se existe até gravidez psicológica por que nao haveria isso com suplementação? Os estudos onde os pacientes nao sabem o que usam nao mostram diferença alguma do TT com uma simples capsula de farinha (placebo). Nos animais também, praticamente a mesma coisa. Obrigado por comentar e ler nosso blog. Abraços.

      Excluir
    2. tambem usei 1500mg e passei a andar de PAU DURO MUITO ACIMA DO NORMAL.

      Excluir
    3. Relato de caso não quer dizer que ele funcione. Conheço muitas pessoas as quais ele nao surtiu efeito algum (inclusive nos artigos a pilula de placebo funcionou tanto quanto).

      Excluir
    4. Esta equivocado cara. Sou urologista e tenho receitado Tt com retorno de potência sexual melhorada e pequeno aumento dos níveis de testosterona.
      Se atualize.p

      Excluir
    5. 1- Potencia sexual do tribulus pode ser explicada pelo efeito placebo (não aguento mais explicar isso aqui sr. urologista). E a maioria dos resultados expostos aqui não estão se relacionando com aumento de potencia sexual, e sim aumento de testosterona, massa muscular e força. Portanto essa análise, de potencia sexual, nos artigos que li, ficou meio subjetiva e mais evidenciada nos estudos em ratos (onde houve pequena melhora nos impulsos, dita por mim no texto, não sei se você leu isso).Mas estudos em ratos não podem ser extrapolados para seres humanos.

      2- O Aumento de qualquer hormônio , ou sua diminuição, acontecem naturalmente. Só há uma maneira de você ter certeza que o tribulus está influenciando nisso: Fazendo estudos controlados. O que os pesquisadores aí em cima fizeram, e não deu diferença significativa comparando-o a um placebo. Ou seja, com essas evidencias que temos atualmente, nao podemos dizer que ele funcione para aumento de testosterona, nem de massa muscular, nem de força. So em 1 artigo diz que ele aumentou a testo (dito por mim aí em cima). Mas, Depois de 10 dias não foi mais significante. MEsmo assim esse estudo possui diversos problemas metodológicos e é o único a afirmar isso num mundo de outros artigos contrários. Fica difícil crer nele.

      3- Onde me equivoquei? Apenas expus os resultados. Teria havido equivoco se eu publicasse algum resultado errado ( o que nao parece ser o caso). Relatos de casos aleatorios como os seus são o pior nível de evidencia pra ciencia. E voce deveria saber muito disso, já que é médico e especialista.

      4- Na pratica se voce quiser confirmar sua hipótese faça um estudo controlado, com mais pacientes e por mais tempo, gerando algo de maior qualidade e confiabilidade. Quem sabe com uma publicação sua de maior qualidade e sugerindo o contrário eu nao mude minha opiniao? Abrs e obrigado por ler e comentar aqui.

      Excluir
    6. O Dr urologista poderia postar os estudos que apontam resultados diferentes do deste artigo.
      Fico despertado quando vejo médico praticando xamanismo.

      Excluir
  6. Estou tomando duas cápsulas de 450 mg do tribulus diariamente já a 2 meses e não senti muita coisa não, só algumas vezes um tesão a mais, acho que isso não funciona tão bem como dizem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol, mano, pelas meus estudos,recomendam se tomar 2 semanas seguidas ou 3 com 1 de descanso tomar assim é arriscdo com a produçao natural do nosso corpo, se vc tomar novamente use umtempo de descanso...

      Excluir
  7. As vezes esses suplementos podem causar um efeito placebo, ou seja, você fica com aquela expectativa que vai acontecer e acaba acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo tenho amigos que disseram isso, mas também conheco pessoas que nao sentiram nada. Pelos estudos não passa de um placebo, e ja expliquei isso no texto e em vários comentários. Obrigado por ler e comentar em nosso blog.

      Excluir
  8. exames que comprovam sobre tribulus http://www.youtube.com/watch?v=l_As7XgZ8nI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, a testosterona dele aumentou de 251 pra 260, coisa que acontece normalmente. O corpo da gente tenta manter os níveis em uma faixa, ou seja podem variar. Para se comprovar algo, há que se fazer vários exames, com vários animais e principalmente em seres humanos (já que nem tudo que acontece com o animal vai acontecer conosco concorda?). Quando eu digo vários, eu digo mais de mil, milhares mesmo. O medicamento que você usa em casa (seja ele qual for, caso seja registrado) levou vários anos até ser comprovado, e testado em milhares de pessoas (os genéricos e similares não são assim pois o medicamento de referencia que eles copiam, já tiveram os testes realizados anteriormente).

      Infelizmente não acontece isso com suplementos alimentares, pois eles não servem como tratamento principal a nada (você quer ganhar massa, malhe e se alimente bem). Como o nome diz, é suplemento, apenas PODE ajudar algo a acontecer.Então nenhuma industria vai investir bilhões na pesquisa de suplementos, mas sim em propaganda para eles. No próprio blog existe uma matéria sobre adulteração de suplementos, ou seja, alguns suplementos estão adulterados com esteroides, medicamentos, e isso pode influenciar no aumento de hormonios como a testosterona. Fora que a indústria de suplementos (assim como a de cosméticos ou qualquer outra) tem um simples objetivo: Lucrar. Até mesmo a indústria de medicamentos investe em propagandas ( o que nao deveria existir nessa classe). Desculpe, mas seu vídeo não muda em nada os resultados contidos nos estudos analisados. Mas muito obrigado por comentar e ler nosso blog.

      Excluir
  9. O tribulus funciona bem em indivíduos acima de 35 anos,onde a testosterona começa a cair gradativamente no corpo,portanto pelo que sei,se um jovem de 26 anos tomar tribulus não irá apresentar aumento nenhum da testosterona,já um individuo c maduro e tomando antes de dormir é outra história,pois no sono profundo acontece um aumento da insulina que está diretamente ligada com a produção de testosterona ai pode ser que os niveis de testosterona subam,pelo que sei o tribulus foi descoberto por acaso na África,quando um grupo de macacos que se alimentava com essa planta,eram muito mais fortes que os demais que não ingeriam o tribulus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler e comentar nosso blog. Como farmacêutico te digo que desconheço algum medicamento, suplemento ou hormonio que funcione bem em pessoas mais velhas e nao tenha resultado algum em pessoas mais novas. O mecanismo de ação é sempre o mesmo, em qualquer pessoa e em qualquer idade e podem haver resultados mais pronunciados ou menos pronunciados devido ao metabolismo individual, e apesar da idade influenciar nisso, essa variação pode ocorrer dentro da mesma faixa etária, pois existem pessoas novas com metabolismo de gente mais velha, e vice versa.

      Em outras palavras se o tribulus aumentasse niveis de testosterona em idosos, iria aumentar em mais novos, ou mais ou menos, mas iria aumentar (tendo em consideração as variações metabólicas individuais).

      Caso você conheça algum medicamento que tenha comprovação científica que funcione apenas em uma faixa etária me diga aqui, pois desconheço mesmo. Tambem desconheço qualquer estudo que se refira a macacos que ingeriram tribulus serem mais fortes do que os que nao ingeriam ( se você tiver esse estudo repasse, pois não confio em sites ou historias populares, trabalho com evidências científicas, não é a toa que sempre cito os artigos que leio).

      Sobre a correlação idoso-insulina-aumento de testosterona a noite, se você puder explicar todo o metabolismo para mim também ficaria grato,pois desconheço totalmente esse mecanismo. E por favor, cite as fontes de onde pegou essas informações. Mais uma vez brigado por ter lido nosso blog.

      Excluir
    2. Pablo, pergunto... será que o TT não faz apenas regular a produção de hormônio, que por algum motivo esta desregulado? e dai surte o efeito natural no corpo do individuo?

      Excluir
    3. Se fosse isso ele funcionaria em algum estudo. Até o momento só em ratos castrados. Abrs

      Excluir
    4. Tenho 55 anos, tomei 100 capsula 1 toda noite, meu nivel de qordura caiu de 16% para 10% qanhei massa muscular e o meu peso subiu 10%, aqora estou 30 dias sem tomar meu nivel de qordura subiu para 13% e meu rendimento caiu junto com aquela potencia sexual, acredito que não é placebo pois até minha pressão cardiaca subiu um pouco, cientificamente não foi comprovado, mas comprovei na pratica, estou voltando a tomar!

      Excluir
    5. Gilberto, entao voce me explica aí porque uma pilula de placebo funciona do mesmo jeito, quando o paciente nao sabe o que esta usando?

      Excluir
    6. gilberto, irei fazer uma postagem especifica sobre isso e te explicar o porquê nao acredito no tribulus e nem na suja industria farmaceutica. aguarde.

      Excluir
  10. amigo qual é o site onde vc achou os trabalhos cientificos na integra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, eu peguei na faculdade, lá os estudos são desbloqueados pelo portal CAPES. Mas faça o seguinte, cole o nome do artigo no google academico, e ai quando aparecer o nome do artigo, ao lado dele poderá aparecer o nome PDF dentro de colchetes, como no exemplo: [PDF]

      Clique no [PDF] e nao no link que tem o nome do artigo. Assim você conseguirá visualizar a maioria dos artigos gratuitamente. abraços e muito obrigado por ler e comentar em nosso blog.

      Excluir
  11. Eu uso tribulos a 3 meses...tomo 750 mg diário e posso afirmar q comigo no 1 mês minha potência sexual aumentou muito isto claro regado a muito treino e dieta eu não acredito no estudo q esta ai acredito noq realmente acontece e tenho certeza q funciona....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro ale, só tenho a agradecer por ler o blog. Se você não acredita na ciência não posso fazer nada por você. Se você está a acessar esse computador e ler meu artigo no blog, agradeça a ciência. Se você toma remédios para aliviar dores entre outros agradeça a ciência. Se a ciência te diz que o tribulus não funciona, e você apenas acha que a potencia sexual aumentou ( assim como se tomasse uma pílula de farinha o faria do mesmo jeito do tribulus) voce deveria agradecê-la por isso e parar de investir em produtos não confiáveis. Mas já que queres mesmo continuar a tomar, a indústria agradece! abraços!

      Excluir
  12. Há um medicamento, que tem como princípio ativo o Tribulus, chamado ANDROSTEN! Me foi receitado este medicamento, por um médico, para aumento da taxa de espermatozóides e o resultado foi um aumento de três vezes da taxa original! Será que os estudos apresentados aqui são reais? Se a planta é ineficaz, porque já existe um fármaco há anos no mercado e receitado por médicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não existe um fármaco ineficaz, pois não há uma molécula isolada e sim um extrato (que possuem diversas moléculas formando um fitocomplexo), apenas uma correção em sua pergunta.
      Sua pergunta está respondida por mim entre outras respostas e no decorrer do texto: A indústria quer lucros, simplesmente isso. Ela coloca algo empírico para ser vendido como se fosse uma verdade. E como os consumidores não estudam nada sobre o assunto, ou mesmo quando possuem textos científicos nas mãos, as vezes não interpretam-no criticamente, e acabam acreditando em meras propagandas. Suplementos alimentares não precisam de toda a confirmação cientifica que um medicamento necessita para ir ao consumo (deveriam ter, já que suplementos podem alterar certas condições fisiológicas, serem tóxicos e interagirem com outros medicamentos). E medicos prescrevem por não terem hábitos de leitura sobre artigos, ou mesmo porque são patrocinados pelas industrias (Isso é comum, a maioria dos médicos que conheço são pagos para prescrevem tal medicamento, indicar tal farmácia, etc, etc.).
      Esses links aqui explicam Sobre o DHEA hormônio que o tribulus supostamente aumentaria para ajudar no aumento de testosterona:
      http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=118
      http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=119
      Nos artigos, o DHEA não funciona como deveria isoladamente. Se ele não aumenta a testosterona, imagine o tribulus que deveria aumentar o próprio DHEA??? Esse suposto mecanismo vem da própria bula do Androsten, que por sinal não diz nas reações adversas sobre uma possível neurotoxicidade, uma reação adversa colocada até aqui mesmo no blog em um dos artigos (dado que também relatei pessoalmente). Suspeite de uma bula que quando não coloca nenhum efeito adverso, coloca pouquíssimos. Ah e o Androsten não tem nada demais, é apenas um suplemento com embalagem diferente, como a dos medicamentos normais ( isso é uma estratégia de marketing, com certeza. Algumas pessoas talvez não gostassem de usar algo com aquelas embalagens de suplementos).
      Uma pesquisa interessante, para te ajudar a entender uma coisa:
      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3665088/
      Esse estudo afirma que o tribulus melhorou a condição de pacientes que possuíam o mesmo problema que você, a baixa produção de esperma (oligospermia). Compararam o tribulus a um placebo (substancia sem efeito). O tribulus teve 78% de melhoras enquanto o placebo teve 70%. Júlio não sou bom de estatística, mas creio que 8% a mais não seja um número tão significante assim, e outra, quem me garante que os pacientes que usaram tribulus não estariam melhores também se usassem o placebo? Talvez 70% ou mais desses pacientes do tribulus melhorassem usando placebo, ou seja, eles melhorariam usando algo que não tenha efeito farmacológico. A condição de melhora deles seria espontânea, apenas.
      O estudo foi feito apenas com 72 pacientes, e volto a dizer, estudos com medicamentos duram anos e são feitos com milhares de pacientes. Um estudo desses, em termos de alto nível de evidência científica não nos diz nada. Um estudo que deduz que o placebo funciona 70% é muito fraco, já que estudos grandes os valores do placebo caem drasticamente, demonstrando vieses de estudos pequenos como este.

      Excluir
    2. Pessoal não sou médico nem farmacêutico, pude ler as explicações do Pablo e sem são dúvidas muito sensatas e baseadas em estudos científicos que não são produzidos nem mostrados pelas marcas que vendem os Tribullus e, em complementos a tudo que foi dito aqui, pergunto o seguinte aos senhores: Se existissem remédios para cálvice, não haveria carecas; se existisse remédios para celulites, não haveriam mulheres com as penas todas marcadas pela patologia, e no entanto, aparecem como milagres centenas de medicamentos como a solução definitiva para as doenças e de igual forma apareceu agora o Tribullus. Assim, vejo que o suplemento nada mais é do que uma jogada da indústria para vender uma planta que nenhum efeito apresenta. Forte abraço e parabéns Pablo pelo trabalho.

      Excluir
  13. Tomei tribullus terrestri e numa noite senti o coracao ou uma sensacao de uma dor leve muito leve.
    Parei.
    4 meses depois tomei e no segundo dia esta sensacao ou dor leve no coracao apareceu !!! Nao tenho problema algum de saude e sempre tomei muita vitamina feita em liquidificador com frutas logo tive este unico efeito provavelmente causado pelo tribullus. Ja procurei a respeito e nao encontrei ninguem nem algo escrito a respeito sobre efeito colateral mas eu particularmente tive .
    grato a atencao.
    ernesto98@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente muito obrigado por ler nosso blog. e te dizer: Ernesto isso é muito importante sabia? Pena que o tribulus não seja um medicamento, onde existem locais que recebem esse tipo de informação e as registram num banco de dados. Mas também não posso afirmar que seja o tribulus que provoca isso, pois com essas adulterações em suplementos, pode haver alguma substancia prejudicial além do extrato da planta. Para maiores informações leia o artigo do nosso blog sobre adulteração de suplementos logo abaixo:

      http://farmacotrofia.blogspot.com.br/2013/01/adulteracao-de-suplementos-alimentares_14.html

      Excluir
    2. Sou atleta faz muitos anos. Sei o que digo. Estou tomando Tribulus, 90% saponins, 750mg, Allmax, 1 por dia, faz uma semana e meia. É a segunda noite consecutiva que acordo com mal estar, pensando que terei um mal súbito em decorrencia do mal funcionamento do coração. Nunca tive isso. Também nao li coisa alguma a rsspeito. Coincidência ou não, vou parar de tomar. Detalhe, faço exames anualmente. O coração até então estava em perfeito funcionamento.

      Excluir
    3. Aliás, maU* funcionamento. Referi-me à sensação e não ao mau funcionamento em si. Mas foi bem estranho. E não foi um simples pânico. Enfim, outro dia conversei com um médico, formado pela USP e que trabalha no Einstein, sobre o inocente BCAA e ele me disse: "na verdade, ainda não foi comprovado o real efeito que todo e qualquer suplemento causa no corpo humano a longo prazo." Exemplo disso: Fat Burner no final da década de 90, que tinha como princípio ativo a efedrina. Depois de muitos anos o FDA proibiu a sua venda nos USA, por fazer mal ao coração...Somos cobaias...

      Excluir
    4. Meu pai começou a tomar esse tribulus terrestris max testo plus with maca, e nunca teve problema de saúde.
      A pressão arterial dele após 2 semanas de uso aumentou e não estabiliza. Acordar com pressão 24/10 e dormir com pressão 19/11 é início de infarto. Infelizmente ele tomou sem nenhuma orientação, e corre risco de infartar a qq momento pq nem os remedios para controle de pressão tem amenizado.
      Pessoal, procurem um medico antes de tomar qq coisa. Desabafo de uma filha desesperada, pq foi comprovado que após o uso desse complemento que a pressão está assim...

      Excluir
    5. Estou tomando o tribulus terrestris max testo plus with maca há 3 dias estou sentindo essa dorzinha no coração, exatamente como o Ernesto falou, será que tem relação?

      Excluir
    6. Eu tomava o tribulus terrestris e morri parem de tomar isso! Voltei so pra contar e foi do coracao como disseram! So tem babaca aqui

      Excluir
    7. BCAA são aminoácidos encontrados em qualquer carne e vegetais. O médico da USP falou em linguagem científica que não se sabe qual o efeito a longo prazo que os alimentos causam. haha Na verdade alimentam.

      Excluir
  14. Muito bom.

    Parabéns pelas informações.

    Usei este produto por duas semanas, tomando um comprimido por dia e ao que parece (não tenho certeza) me fez mal, a partir da segunda semana, tive náuseas, dores de cabeça, vertigem e dores no estômago. Pensei que fosse virose, mas curiosamente não tive febre, então passei a pensar no que eu tinha comido.... etc, e veio a coincidência.

    Talvez tenha sido coincidência, mas estou desconfiado que foi o tribulus.

    De qualquer forma, não tomo mais cara...

    Será??

    Abç

    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sido sim cara. Se não teve infecção aparente o tribulus pode ter causado. Obrigado por ler o blog. Leia outros post e comente se possível abraços.

      Excluir
    2. Pablo, parabéns pelo blog.
      Me corrija se eu estiver errado. Mas para os que estão buscando performance e/ou disposiçao sexual, eh muito melhor e eficiente suplementar Zinco do que Tribulus. Ainda melhor se puder associar com Vit B1/B2/B6 e Magnesio.
      .
      Mas só o zinco pelo menos 7mg ja tras bons resultados.
      .
      Se tu puder falar mais a respeito... agradeço.
      Abraços.

      Excluir
    3. Pablo, parabéns pelo blog.
      Me corrija se eu estiver errado. Mas para os que estão buscando performance e/ou disposiçao sexual, eh muito melhor e eficiente suplementar Zinco do que Tribulus. Ainda melhor se puder associar com Vit B1/B2/B6 e Magnesio.
      .
      Mas só o zinco pelo menos 7mg ja tras bons resultados.
      .
      Se tu puder falar mais a respeito... agradeço.
      Abraços.

      Excluir
    4. Leia nossa materia sobre o ZMA (que contem zinco). Até onde eu saiba, zinco só serve para quem tem deficiencia desse mineral. Caso nao tenha, suplementar ele nao adianta nada.

      Excluir
  15. Encomendei este produto há pouco 'TRIBULUS PLUS BULGARIAN QUALITY' com 75% do tribulus e 10% de zinco, será Pablo, que a junção dos dois componentes pode efectivamente melhorar o desempenho sexual ?

    E 75% numa capsula representa quantos miligramas.

    Abraço e parabens pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  16. Jota se o seu problema for a falta de zinco, você deve estar sentindo diversos sintomas, e isso poderia te atrapalhar na vida sexual. Consulte um médico e faça exames de sangue e veja se há falta de algum nutriente (zinco ou outro). Vitaminas e mineirais, até onde eu sei, são indicados apenas em casos de carência nutricional. Caso você tenha algu,a carência, poderá haver melhoras usando a suplementação desse mineral ou alguma vitamina. Se não, creio que o tribulus mais o zinco, ou zinco e tribulus com qualquer outra coisa não irão melhorar o desempenho. Tribulus, até onde as pesquisas vão, não melhora o desempenho sexual de maneira alguma. Com ou sem associação. Obrigado por ler o blog.

    ResponderExcluir
  17. Amei caro amigo, ótimos artigos.

    ResponderExcluir
  18. Estou a tomar tribulus desde o ultimo verao alternadamente e acho que mal nao faz... mas também nao sei se me estara a ajudar no desporto e vida sexual,esta tudo bem comigo como é suposto pois sou jovem abaixo dos 30, por isso por experiencia propria declaro o tribulus um placebo, e um suplemento duvidoso :) mas tomo por isso cada um faça o que entender o risco é seu. Ja agora boa escolha pelo dono do blog mas qual a logica de citar um artigo de um estudo so com uma pessoa? O da neurotoxicidade? É por levantar suspeitas que o extrato de tribulus pode afinal prejudicar quem toma? Curioso no meu produto da UNIVERSAL marca de suplementos pa quem quer ganhar musculo diz no rotulo "para o estado da California : este produto contem um quimico conhecido pelo estado da california por causar defeitos nos fetos e prejudicar o sistema reprodutor " estava em ingles e so hoje fiz a traduçao. Este tal quimico nao.esta na bula.. tem so : tribulus blend, gelatin, dicalcium phosphate, magnesium stearate. É um produto americano. Contudo vou tomar o produto ate ao fim porque para ja nao senti maleficios. Mas concordo com o dono.do blogue : aparentemente nao ha evidencias cientificas que o produto funcione por isso mais vale guardar o seu dinheiro ;) fontes : a minha experiencia com o produto tribulus da universal -toma diaria 2 capsulas, max 3 semanas de toma com intervalo longo ate nova toma, com os melhores cumprimentos - Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lógica de citar um estudo com uma pessoa é que isso é um estudo de caso e nao um artigo em si, e esse alegava um efeito colateral do tribulus que nao estava presente nos demais artigos citados (E que também não aparece nas bulas).

      E na composição que voce citou, esta totalmente correta, porque ela diz o que possui nas capsulas. O quimico que pode fazer mal, como citado na bula é uma das diversas substancias presentes na planta. Todas as plantas possuem diversos grupos quimicos em sua composição (fitocomplexo). Impossível ele citar todos os grupos, ate porque nem todos devem ser conhecidos. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  19. Malhar e tomar suplementos é um hobby, vc compra um toma, analisa, lê, comenta com os amigos.... seria legal entrar numa loja com poderes mágicos e pegar na prateleira os que brilhassem porque funcionam, mas...

    Conselho: a grande maioria não funciona pelos motivos explanados pelo nosso amigo blogeiro. 2- os americanos são os melhores e mais confiáveis. 3- quem le jornal sabe que não se pode confiar sequer nos rótulos de produtos brasileiros, e se falar no preço então, vc tem que ser louco para tomar alguma coisa feita no BraZil.

    Tribulus: não vi citar no artigo o teor de saponinas, que pelo pouco que sei é o ingrediente ativo, e que pode variar nas amostras de zero à sabe-se -lá-quanto, ou seja, um extrato vagabundo, seria uma erva daninha qualquer moída e dessecada.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário. Realmente eu esqueci de colocar sobre a padronização dos extratos. Mas tem sim artigo que padroniza o extrato (nao lembro se todos). Obrigado

      Excluir
  20. Bom uma amiga falou que uma amiga tomou para fortalecer os cabelos e que era bom para equilibrar os hormônios na menopausa. Falei com um amiga que resolveu comprar. Andava desanimada, sem libido, flácida. Em 02 semanas sentiu-se mais animada! Muito magrinha, pegou um pesinho, a pele ficou mais bonita e percebeu escurecimento dos mamilos, já bem clarinhos. Poder da mente?
    Acredito demais na ciência e defendo assuntos baseados em artigos científicos e acadêmicos.
    Mas acredito também na medicina empírica.
    Acredito na Phármacia praticada pelo boticário, antes do farmacêutico ser contratado por indústrias químicas.
    Na medicina intuitiva dos povos antes da Revolução Industrial com todo o seu polo farmacêutico.
    A propósito, essa semana a Anvisa liberou e autorizou como remédio vários tipos de ervas, e outras estão para receber autorização, quebrando o protocolo de testes prolongados in vitro, em animais, em seres humanos, aceitou o testemunho vivo e a experiência da medicina empírica dos antigos.
    Mas você não deixa de ter razão, todo cuidado é pouco e, contra fatos não há argumentos.
    O problema é que fatos, abre um leque de possibilidades....afinal...não existe ciência exata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe ciência exata sim rsrsr.. E para o funcionamento do produto em sua amiga existe uma explicação, efeito placebo. Já ouviu falar nisso? Dá uma pesquisada.

      Se é poder da mente, aparentemente sim. Existem certos parâmetros que podem ser alterados pela mente, como depressão, dor, etc. Ou seja, sua amiga melhorou usando um placebo, acontece.

      É exato eu dizer que o AAS inibe a COX1 e COX2, então como não existe ciência exata? Contra fatos não há argumentos, realmente. Os fatos, baseados nas evidências desses artigos demonstram que o tribulus não funciona. Simples assim.

      Obrigado por ler nosso blog!

      Excluir
    2. Bem colocado meu amigo,
      mas se o poder da mente das pessoas alterasse toda a fisiologia humana,
      alcançando a homeostase de maneira tão simples assim ( e olha que eu acredito no "The Secret"),
      ninguém ficaria doente, e se ficássemos,
      todo mundo se auto-curaria,
      e os hospitais ficariam vazios, e as igrejas evangélicas também.
      E todo paciente oncológico nem chegaria a fazer quimioterapia, e se fizesse, nas primeiras sessões ficaria curado, pois senão todos, a maioria quando vai fazer, tem fé no tratamento, mas nem todos saem com vida,
      e quimioterapia e radioterapia não são PLACEBOS.
      Além do mais, vários medicamentos, como a Arnica, tão bombardeada pelas indústrias químicas, agora junto com outras ervas e produtos naturais, foram aprovadas pela Vigilância Sanitária como medicamentos.

      E quando eu falei em não existir ciência exata, não estava me referindo a fórmula-reação.
      Estava me referindo ao fato de que a evolução científica é tão galopante, que o que era certo há 10 anos atrás hoje pode ser considerado errado, e vice-versa, então, nesse sentido, não existe ciência exata!
      Existem tantos cientistas que pensam azul, e outros que pensam verde, e outros que não chegaram a suas conclusões finais...
      é por isso que as vezes nossas "Revisões Bibliográficas" são concluídas com conclusões a serem revistas, certo?
      E não são com diálogos saudáveis como esses que se chegam a novos denominadores???
      Foi um prazer!!!!
      Muito bom o seu blog!!!
      rsrsrs

      Excluir

    3. Reafirmando o que eu disse o efeito placebo altera certos parâmetros e não todos. Não citei câncer e nem seria louco de dizer isso. Dei bons exemplos como dor e depressão, mas posso citar a psoríase também como mais um bom exemplo. E outra o efeito placebo é algo obscuro pela ciência, não acontecesse com todas as pessoas analisadas nos estudos, e quando você ler algum estudo onde ele funciona em 70% dos casos, como nesses estudos ruins sobre o tribulus, que dizem que ele pode funcionar para certos parâmetros, desconfie. Quanto maior o estudo, menor o efeito placebo. Com isso nós percebemos os vieses desses estudos pequenos e muito ruins. O que eu quis dizer sobre o placebo é que existe a probabilidade estatística dele funcionar, principalmente, em certas patologias. Existem até mesmo casos de câncer com cura aleatória com influencia de um placebo ou não. Mas são casos tão raros e isolados que nem vale a pena eu citar aqui. Sou um psoriático, e sim, minha mente consegue alterar tanto favoravelmente, quanto negativamente meu corpo em relação a essa doença.

      Sobre a Arnica e outras plantas, que apesar de serem aprovadas como fitoterápicos, boa parte não ainda possui evidência alguma de que funcione. Por exemplo, trabalhei numa indústria que possui uma das passifloras mais vendidas do mercado para ansiedade e insônia. Existem dois estudos que tentam provar o efeito dela: o 1° possui vários extratos misturados e que os pacientes tomam (como saber se é a passiflora funcionando nesse estudo?). No 2° estudo, se não me engano, o extrato não está padronizado (se não esta padronizado até capim pode ser usado). E os estudos são pequenos. Precisam ser maiores e durarem mais tempo para serem levados a serio.
      Então mesmo que a Anvisa libere essas plantas como medicamentos, isso não é sinônimo de funcionamento (sim elas podem ter comprovação no futuro, e eu acredito que algumas possuem potencial). No caso da passiflora, tomei mais que o dobro da dose indicada e não me deu sono algum. Já vi pessoas dizendo que foram fortemente sedadas com a dose normal. E ai? Só um estudo bom poderá dizer se funciona ou não (e não esses que estão ai).


      Concordo com você que as revisões são sempre revistas, e muitas mudam com o tempo. Mas outras não. Existem parâmetros que são os mesmos desde que a ciência é ciência. Por exemplo, a homeopatia. Daqui a mil anos, todas as revisões sistemáticas sobre o assunto (se é que alguém vai querer fazer mais alguma) vão dar que em grandes estudos ela não é superior ao placebo. Porque, em sua maioria das vezes,ela é simplesmente água. Se a homeopatia funcionasse, teríamos que rever todas as teorias sobre a química e a física. Ou seja, a homeopatia é boa apenas para quem a vende, e para algumas pessoas, com certas patologias que consigam ser alteradas beneficamente com o efeito placebo (se o efeito placebo fosse tão bom, eu estaria aqui elogiando a homeopatia, mas prefiro ser honesto e sincero com os pacientes).
      O intuito do site é difundir a ciência em evidência, se ela nos mostra que o tribulus não funciona (até o presente momento), é isso que repasso para as pessoas. Talvez, um estudo bom nos mostrasse o contrário (nesse caso há sim essa possibilidade). Mas por enquanto não existem tais estudos, e é o que eu posso afirmar sobre ele. Quem afirma o contrário fala do que acha. Eu, no momento, falo do que é certeza nas evidências expostas nos estudos.
      E sim são diálogos como os nossos que chegamos a vários denominadores. Adoro ler o que todos escrevem e procuro responder a todos sempre! E é bom saber que tenho leitores como você aqui, que além de ler e opinar, ainda volta pra ler o que eu escrevi na resposta e escreve de novo hahahah.. muito legal isso. Obrigado de novo mais uma vez Débora. Espero que tenha lido outros posts também (não sei por que o pessoal implica em ler e comentar apenas o do tribulus rsrs).
      Qualquer dúvida pode comentar sempre, entrar em contato no email. Estarei sempre disposto a conversar sobre esses assuntos. Obrigado, mais uma vez.

      Excluir
    4. Acredito na ciência.
      Ela nunca errou ou errará e nenhuma pesquisa nunca foi contraditada por uma pesquisa posterior.
      Se a pessoa obteve algum efeito que contradiz a pesquisa, é simplesmente efeito placebo.
      A ciência é perfeita, não erra e por isso acredito nela.

      Abs

      Excluir
  21. Demorei dessa vez mais ....voltei sim pra ler a resposta!
    Apesar de também continuar com minhas idéias ou convicções (sou aromaterapeuta e utilizo óleos essenciais e vegetais em uma série de tratamentos estéticos, capilares e em massagens clínicas)
    devo concordar que em alguns pontos voce tem lá suas razões!!!!
    Bom vou continuar com meu passiflorine, mas desisti do Tribullus!!!!
    kkkkkkkkkk
    Num ponto concordamos plenamente: questionar e pesquisar SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir
  22. O medico lair ribeiro m no uotube diz que funciona.e dificil eke dizer mentiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, se ele estiver dizendo a verdade espero que ele se baseie em estudos já publicados e com bom nível de evidência. Fora esses que postei aqui, desconheço qualquer um com bom nível que diga que o tribulus funcione.Não acredito em muita coisa que o Lair Ribeiro diz, apesar de ser uma pessoa de bastante conhecimento, me parece charlatão muitas vezes. Muitos dos argumentos dele não são baseados em evidências, e me desculpe, mas palavras bonitas nao me convencem. Ele como médico é um excelente orador!

      Excluir
  23. Olá, parabéns pelo blog, vejo que você é muito estudioso e nos traz excelentes informações. Quanto ao tribulus terrestris, vou relatar minha experiência com ele. Tomei tribulus fabricado por um laboratório americano durante três meses consecutivos, na dose de 750 mg por dia. O resultado quanto ao aumento de libido, disposição, força ou massa magra foi zero. Nada, absolutamente nada aconteceu. Esta substância evidentemente não funciona, sendo que os relatos de usuários que disseram que sentiram aumento da libido ou da força pode perfeitamente ser explicado pelo efeito placebo. Aliás, este efeito só funciona quando a pessoa tem a crença firme de que a substância que ela está tomando de fato vai lhe trazer certos benefícios. Ocorre uma pré-disposição psicológica firme de que o resultado aparecerá tão logo a substância seja ingerida e não por coincidência os efeitos propagandeados são justamente aqueles sentidos pela pessoa. Não se sentem efeitos positivos que não tenham sido previamente alardeados, mostrando que de fato é a mente que está em ação. Assim, a ingestão da substância funciona como uma espécie de "formalidade" para que o efeito que o paciente vislumbra e deseja sentir venha então à tona. Ou seja, o efeito desejado está latente, esperando apenas que o fato desencadeante (a tomada da substância) ocorra. Pessoas são mais ou menos influenciáveis, sendo fato largamente conhecido em psiquiatria que até quadros neurológicos podem ser desencadeados por simples palavras ouvidas por determinadas pessoas. Portanto, quem disse que experimentou aumento de força ou de libido já tinha firme convicção de que experimentaria tais coisas. Há muitos anos, a revista americana Muscle & Fitness publicou um pequeno texto cômico, onde o autor dizia que quem recortasse um cupom que estava na revista e treinasse com ele experimentaria ganhos de força. Era uma piada, evidentemente, mas o autor ficou espantado com o número de pessoas que escreveu para a revista relatando aumentos de força em seus treinos. Tais pessoas, talvez por consideraram que Muscle & Fitness era conceituada demais e que seus artigos mereciam crédito absoluto e indiscutível acabaram levando a coisa a sério. Quando foram para suas academias, levaram com elas um estado psicológico profundamente alterado no sentido de que tinham mesmo uma espécie de "energia extra" e de fato experimentaram tal aumento de força e de disposição. Um dos mais impressionantes relatos de efeito placebo que vi até hoje. Força física e libido são fenômenos profundamente ligados a estados psicológicos e emocionais. Quem já viu a força descomunal que uma pessoa em surto psicótico tem deve saber do que eu falo. Pessoas às vezes franzinas, mas que para serem contidas é preciso o concurso de cinco ou seis homens grandes, mostrando que a mente pode desencadear efeitos físicos notáveis. Quanto à libido humana, depende mais de estados psicológicos do que hormonais, já que pessoas com níveis normais e até mesmo altos de testosterona podem ter libido baixíssima ou mesmo ausente, ao passo que pessoas com níveis considerados baixos podem apresentar libido normal ou acentuada. O efeito placebo não depende somente de ingestão de substâncias para ocorrer. Pode acontecer em simples consultas médicas, onde a simples visão do médico já pode provocar leves melhoras no paciente, que crê que aquela pessoa na frente dela tem o poder de ajudá-la com seu problema. Voltando ao tribulus terrestris, tenho que concluir apenas uma coisa. Seus efeitos não passam de marketing. Mais nada. O mundo da suplementação é o mundo da ficção científica, com uma exceção ou outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba que excelente comentário!!! Daria até um post falando sobre placebo rsr. Muito Obrigado por ler o blog, comentar e enriquecer mais ainda a discussão sobre o assunto!!!!

      Excluir
  24. Parabéns pelas pesquisas... Gostaria de ter também informações da Maca Peruana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço comparações entre marcas, analiso apenas as substancias. Obrigado por ler o blog!

      Excluir
  25. Tenho testado o tríbulus!
    Comecei a tomar pela primeira vez e em uma semana, mais ou menos, comecei a me sentir triste, meio para baixo.
    Descontinuei o uso e voltei ao meu normal.
    Voltei a tomar uma semana depois e após cinco dias de uso, lá estavam novamente os sintomas: tristeza, uma quase depressão.
    Estou na terceira fase da experimentação há uma semana e meia e estou novamente me sentindo triste e deprimido.
    Faço musculação e aumento de massa muscular, nada, libido tampouco.
    Já tomei esteroides anabolizantes que realmente aumentam a testosterona de modo exógeno e me sentia bem humorado, cheio de disposição e vi verdadeiramente aumentadas a minha força e minha libido, embora reconheça os riscos envolvendo o uso dessas drogas e não as recomendo a ninguém.
    Em conclusão, se o tríbulus aumentasse o nível de testosterona, certamente eu deveria me sentir melhor e mais disposto, igualmente como aconteceu com o uso dos esteroides.
    Devo tomar por mais alguns dias para ver como vou reagir e encerrar definitivamente esta minha experiência com o tríbulus parando definitivamente de tomar.

    ResponderExcluir
  26. JA IRIA COMPRAR , P AUMENTAR A QUANTIDADE E A QUALIDADEE DOS ESPERMATOZOIDES DO MEU MARIDO NO ESPERMOGRAM ( reverssão de vwsectomia ), MAS DEPOIS DE LER TUDO DESISTI

    ResponderExcluir
  27. JA IRIA COMPRAR , P AUMENTAR A QUANTIDADE E A QUALIDADEE DOS ESPERMATOZOIDES DO MEU MARIDO NO ESPERMOGRAM ( reverssão de vwsectomia ), MAS DEPOIS DE LER TUDO DESISTI

    ResponderExcluir
  28. Qual o problema com o placebo? Se é preciso esse "protocolo" para ativar determinada área do cérebro e alcançar o resultado desejado. Ok" Tudo bem pra mim

    ResponderExcluir
  29. Qual o problema com o placebo? Se é preciso esse "protocolo" para ativar determinada área do cérebro e alcançar o resultado desejado. Ok" Tudo bem pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que ele é usado para enganar as pessoas, em casos de doenças graves pode comprometer a saúde de quem o usa (placebo não funciona em todos os casos). Você não precisaria pagar caro por um suplemento que não funciona, simplesmente tomaria logo um placebo propriamente dito sem nada dentro da cápsula, ou comprimido de farinha. Sairia bem mais em conta. Agora se você não vê problema em consumir um placebo com alto valor de custo, ai já não é mais de nossa alçada dizer se isso é certo ou não. Você devide! Abraços!

      Excluir
    2. Olá,
      Tomei Tribullus da marca "Now Esports" por 30 dias consecutivos e nada de positivo, pelo contrario minhas taxas de testosterona estão ainda mais baixas. Acho que esse tribullus é furada. Gostaria muito de encontrar um suplemento natural para aumentar a testosterona, tenho 52 anos e minha taxa de testo está abaixo de 200.

      Excluir
    3. Olá Ronei, desconheço qualquer suplemento que forneca aumento de testosterona comprovadamente em seres humanos. Converse com seu médico endocrinologista sobre poder fazer a Terapia de reposição desse hormonio. Obrigado por ler o blog, abraços.

      Excluir
  30. Oi Amigo,
    gostei do seu blog,sicenro e aberto...

    Tenho visto falar muito ,tambem, da MACA.
    So que pelo que entendi não ha nada de muito especial nela( preço dela pura, 300 o kg) alem
    de um conjunto de nutrientes que costuamam faltar na dieta da maioria das pessoas, especialmente minerais e complexo B!

    Por isso tendo a deduzir que: pra que pagar 300 o kg pa usar 30g /dia( senao,haja bolso!) e ainda assim continuar com caencias( 30g nao deve surprir nem 50% dos nutrientes q ela contem ''abundante)?
    Porque nao comprar logo um MULTIVITAMINICO e tomar 5x mais q a dose indicada(a absorção media é so 20% e vitaminas demais nao geram problemas caso nao existe insuficiencia renal).

    O que acha disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desperdício de dinheiro. Alimente-se bem e não precisarás de nenhum suplemento vitamínico, a não ser que voce tenha alguma patologia que impeça absorção nos alimentos. Fora isso, vitaminas em suplementos geralmente sao desnecessárias.

      Excluir
  31. Comecei a tomar Androsten. Já estou na segunda semana com dose de8/8 horas. Foi receitado por um urologista. Até agora, sem problemas e já notei resultados satisfatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placebos funcionam. Quem aqui disse que nao?

      Excluir
    2. Mas voce poderia pedir pra manipular pilula de farinha em manipulação, sairia tao mais em conta...

      Excluir
  32. Nossa.. existem incontáveis estudos positivos... seguem alguns. Como tudo na vida, para uns é bom e para outros não. Somos seres únicos. Estudo e bom senso! Se não se sentir bem com algo, pare de tomar!

    Kevalia, Jignesh, and Bhupesh Patel. “Identification of fruits of Tribulus terrestris Linn. and Pedalium murex Linn.: A pharmacognostical approach.” Ayu 32.4 (2011): 550.

    Olas, Beata, et al. “Evaluation of polyphenolic fraction isolated from aerial parts of Tribulus pterocarpus on biological properties of blood platelets in vitro.” Platelets 24.2 (2013): 156-161.

    Temraz, Abeer, et al. “Steroidal saponins from the aerial parts of Tribulus alatus Del.” Phytochemistry 67.10 (2006): 1011-1018.
    El-Tantawy, Walid H., Abeer Temraz, and Omayma D. El-Gindi. “Free serum testosterone level in male rats treated with Tribulus alatus extracts.” International braz j urol 33.4 (2007): 554-559.

    Gauthaman, Kalamegam, Adaikan P. Ganesan, and R. N. V. Prasad. “Sexual effects of puncturevine (Tribulus terrestris) extract (protodioscin): an evaluation using a rat model.” The Journal of Alternative & Complementary Medicine 9.2 (2003): 257-265.
    Wang, Zhe, et al. “Effect of tribulus terrestris saponins on behavior and neuroendocrine in chronic mild stress depression rats.” Journal of Traditional Chinese Medicine 33.2 (2013): 228-232.

    Ranjithkumar, Ravichandran, et al. “Standardized Aqueous Tribulus terristris (Nerunjil) Extract Attenuates Hyperalgesia in Experimentally Induced Diabetic Neuropathic Pain Model: Role of Oxidative Stress and Inflammatory Mediators.” Phytotherapy Research 27.11 (2013): 1646-1657.

    Mazaro‐Costa, Renata, et al. “Medicinal plants as alternative treatments for female sexual dysfunction: utopian vision or possible treatment in climacteric women?.” The journal of sexual medicine 7.11 (2010): 3695-3714.
    Zhang, Shuang, Hong Li, and Shi-jie Yang. “Tribulosin protects rat hearts from ischemia/reperfusion injury.” Acta Pharmacologica Sinica 31.6 (2010): 671-678.

    Sharifi, Ali M., Radbod Darabi, and Nasrin Akbarloo. “Study of antihypertensive mechanism of Tribulus terrestris in 2K1C hypertensive rats: role of tissue ACE activity.” Life sciences 73.23 (2003): 2963-2971.

    Amin, A. M. R., et al. “The protective effect of Tribulus terrestris in diabetes.” Annals of the New York Academy of Sciences 1084.1 (2006): 391-401.

    Singh, Surender, Vinod Nair, and Yogendra K. Gupta. “Evaluation of the aphrodisiac activity of Tribulus terrestris Linn. in sexually sluggish male albino rats.” Journal of pharmacology & pharmacotherapeutics 3.1 (2012): 43.

    Neychev, Vladimir Kostadinov, and Vanyo Ivano Mitev. “The aphrodisiac herb Tribulus terrestris does not influence the androgen production in young men.” Journal of ethnopharmacology 101.1 (2005): 319-323.

    ResponderExcluir
  33. VOU COMENTAR CADA ARTIGO QUE VOCE INDICOU :

    1- fala sobre farmacognosia, nada sobre aumento muscular. Nada. Nem aumento de testosterona.

    2- fala sobre agregação plaquetária (mais uma vez nada sobre músculo e aumento de testosterona)

    3- fala sobre saponinas esteroidais

    4- fala sobre aumento de testosterona

    5- fala sobre testosterona

    6- fala sobre depressao

    7- mediadores de inflamação

    8- revisão sobre estudos de varias plantas em disfunção sexual em mulheres.

    9- mecanismo anti hipertensivo do tribulus

    10- diabetes

    11- disfunção

    12- ja citado por mim

    13- ja citado por mim.


    Eu não sei se você percebeu mas o blog nao analisa funções cardíacas, hepaticas, oncológicas sobre esta planta, mas sim sobre aumento de testosterona, massa muscular, ou seja efeitos anabólicos.

    Continuo não vendo nenhuma maravilha sobre o tribulus nos estudos em relação ao parâmetro qual foi analisado (OLHA SE PRA PARTE ANABÓLICA JÁ EH RUIM, IMAGINE PRO RESTANTE QUE É NIVEL C DE EVIDENCIA, LEIA: http://examine.com/supplements/tribulus-terrestris/).

    Eu acabei por resumir muito algumas analises (mas o post ficaria extramamente grande, mais do que já é ,se eu fosse discutir tudo). Existem estudos citados aqui com efeitos supostamente positivos que não citei (mas existem outros com efeitos negativos não citados por mim também ok?).

    Bom vamos lá:

    “Sexual effects of puncturevine (Tribulus terrestris) extract (protodioscin): an evaluation using a rat model.”

    ESTE ESTUDO (NÃO CITADO POR MIM ANTES) OS RESULTADOS DO ESTUDO INDICARAM QUE TRIBULUS LEVOU A MELHORIAS NO "COMPORTAMENTO SEXUAL". DEVO SALIENTAR QUE TODOS OS RATOS MACHOS, INDEPENDENTEMENTE DE SE SUPLEMENTADOS OU NÃO, DERAM UMA RESPOSTA À PRESENÇA DAS FÊMEAS ... ALGUNS APENAS MAIS RÁPIDO DO QUE OUTROS! ELES TAMBÉM ENCONTRARAM MAIORES GANHOS DE PESO ENTRE AQUELES QUE TOMAM TRIBULUS. INFELIZMENTE, GAUTHAMAN ET AI. NÃO AVALIOU SE OU NÃO ESTA MUDANÇA DE PESO FOI DEVIDO A GANHOS DE MASSA MAGRA OU TECIDO ADIPOSO. 20 (EU SEI, EU SEI, EU TAMBÉM FIQUEI DECEPCIONADO QUE ELES NÃO EXAMINARAM O TIPO DE GANHO DE PESO TAMBÉM!) O MESMO AUTOR POSSUI OUTRO ARTIGO QUE MOSTRA QUE ANIMAIS SAUDAVEIS NÃO POSSUIAM AUMENTO, OU POSSUIAM DE MANEIRA NÃO SIGNIFICATIVA DOS NIVEIS DE TESTOSTERONA. APENAS HOUVE AUMENTO EM RATOS CASTRADOS. ESSA OBSERVAÇÃO NÃO É ACHADA EM TODOS OS ESTUDOS COM RATOS, EM HUMANOS OS RESULTADOS SAO BEM PIORES.

    “Medicinal plants as alternative treatments for female sexual dysfunction: utopian vision or possible treatment in climacteric women?.”

    UMA REVISÃO, SEM META ANALISE, NEM SISTEMATICA QUE REPRESENTA PRA COMUNIDADE CIENTIFICA TANTO QUANTO MEU BLOG (E OLHA QUE TAMBÉM NÃO EVIDENCIA NADA DEMAIS).

    “The aphrodisiac herb Tribulus terrestris does not influence the androgen production in young men.” Journal of ethnopharmacology

    CARALHO VC LEU O TITULO DESSE ARTIGO? O afrodisíaco erva Tribulus terrestris não influencia a produção de andrógenos em homens jovens. Eu já o havia citado, nem preciso me preocupar com isso. TOSCO, VOCE DIZER QUE ESSE ARTIGO TEM ALGO QUE FAVOREÇA O TRIBULUS. FRANCAMENTE...

    OLHA EU VOU INSERIR MAIS ARTIGOS NO TEXTO QUANDO TIVER TEMPO, VOCE ENVIOU ALGUNS NÃO CITADOS AQUI ANTES (ASSIM COMO EU NÃO CITEI ALGUNS OUTROS NEGATIVOS QUE ACHEI DEPOIS).

    MAS DE MODO ALGUM ESSES ARTIGOS INDICAM NADA SUPER POSITIVO. MOTIVOS:
    1- ESTUDOS SÃO FRACOS E COM ANIMAIS (NEM TODOS DAO OS MESMOS RESULTADOS, SÃO BASTANTE INCONSISTENTES). VOCE CITOU ESTUDOS COM GRUPOS DE 6 RATOS.. FALA SÉRIO. NÃO É SÓ O RESULTADO QUE CONTA, MAS A QUALIDADE DO ARTIGO E DA REVISTA PUBLICADA TAMBÉM. SE HÁ CONFLITOS DE INTERESSE, ETC.
    2- COM SERES HUMANOS PRATICAMENTE TODOS SÃO PESSIMOS. NÃO PODEMOS EXTRAPOLAR ESTUDOS EM RATOS (AINDA MAIS ESTUDOS RUINS EM RATOS) PARA HUMANOS. ATE PORQUE, SÓ EM LER OS QUE CITEI AQUI NO BLOG COM HUMANOS E UM QUE VOCE CITOU E NÃO DEVE TER LIDO, INDICAM QUE TRIBULUS NÃO FUNCIONA.
    NÃO SEI QUAL A INTENÇÃO DOS DEMAIS ARTIGOS FORA DE CONTEXTO. NÃO PRECISO NEM COMENTAR QUE SÃO MAIS FRACOS DO QUE OS DE AUMENTAR A LIBIDO, TESTOSTERONA E MASSA MUSCULAR.

    ResponderExcluir
  34. Eu já usei e também senti grandes diferenças em meu corpo, todo mundo que já utilizou só tem elogios, concordo com o cara de cima, achei esse blog um monte de mimimi de quem tomou e se frustrou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me cita um atleta que tenha sido suspenso por dopping por ter usado o tribulus. Já que ele promete aumentar 50% da testosterona, deveria gerar dopping. Mas isso só a propaganda da industria diz, já os laudos dos atletas e os artigos não. Prefiro confiar nos artigos, nao gastar com essa bosta e ficar de mimimi como voce disse.

      Excluir
  35. Felipe então me explica por que nos estudos controlados em humanos ele não funciona quando comparado a um placebo (placebo também gera efeito fisiologico sabia?)? E existem casos AQUI NO BLOG de pessoas que citam que ele NAO funcionou (SÓ LER AÍ OS COMENTÁRIOS CARA!), e eu tambem conheço pessoas no qual ele também nao serviu de nada (e mesmo assim não cito isso no texto pois isso não é ciência, SE É QUE VOCÊ NÃO PERCEBEU AINDA).

    E outra NUNCA usei tribulus, até porque não sou louco de gastar dinheiro com porcarias industriais que sei que além de não possuírem base científica, possuem avaliações fisico-quimicas péssimas também. Falo isso por que vivenciei produtos sem passar em testes indo ao mercado de dentro da industria, já que sou farmaceutico habilitado em análises de alimentos.

    E mais uma, já que voce concorda com o que a pessoa falou acima por que nao leu minha resposta pra ela? Ela cita artigos que SAO CONTRA o proprio conceito dela (OU SEJA ELA NEM SEQUER LEU O QUE INDICOU). Não sei se isso é ignorância ou burrice da parte dela, citar artigos que indicam q o tribulus nao funciona, e outros que nao possuem correlação com a musculação (chega a ser engraçado isso, mas se voce concorda com isso tudo bem.

    Mas de qualquer jeito, a funcção do blog é só alertar, usa quem quer.AH E A INDUSTRIA AGRADECE AO USO! Como sou cientista, pesquisador e não uso suplementação de tribulus (aliáis eu praticamente não uso nenhum tipo de suplemento), não tem mimimi, apenas ciência! Abraço e obrigado por ler e comentar no blog!

    ResponderExcluir
  36. Olá Pablo! Muito obrigado por manter um diálogo deste tipo e e deste nível de interlocução, ou seja, com respostas concretas, baseadas em estudos, pesquisas científicas que, vão na contramão da indústria do "bem estar" que visa muito, muito dinheiro, e o que é pior: o nosso dinheiro. Pensei em comprar o tribulus e desisti, muito influenciado por este blog. Qual são os estudos que podem ser informados sobre a "MACA PERUANA" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço a maca peruana gustavo. Só lendo mesmo depois pra saber. Obrigado pelo coment.

      Excluir
    2. Putz vc fala sobre o tribulus mas nao conhece a maca peruana pois se as duas prometem os mesmos efeitos realmente facista facista facista...

      Excluir
    3. Samuel,1° que nao sou obrigado a saber de tudo, nem de todos os suplementos (tenho mais o q fazer da vida) E se o tribulus que é mais famoso JÁ NAO FUNCIONA, imagine essa bosta aí que nem deve ter muito artigo (se é que existe algum dela, pois não sei, trabalho com ciencia e nao propaganda, MAS CASO O DOUTOR SAMUEL SABIXAO SAIBA DE ALGUMA PESQUISA ME PASSE AI E FAÇO POST DELA). Qual sentido de fascista na sua frase? rs, é cada piada.

      Excluir
    4. http://joe.endocrinology-journals.org/content/176/1/163.full.pdf+html

      "In conclusion, treatment with Maca does not affect serum reproductive hormone levels"
      Mesma história.

      Excluir
    5. Opa. Obrigado. Valeu pela contribuição!

      Excluir
  37. Caro Pablo muito bom o seu Blog e tirou totalmente as minhas dúvidas, tenho 52 anos e pretendia fazer uso do Tribullus inclusive comprei nos EUA um frasco com 90 cápsulas de 1000mg com 40% de saponinas como é indicado por sites especializados, no entanto depois de ler todos os seus comentários muitos sensatos e com base científicas, procurarei outros métodos para aumento da testosterona. Acrescento conforme falei acima, que não sou médico nem farmacêutico, pude ler as explicações do Pablo e sem são dúvidas muito sensatas e baseadas em estudos científicos que não são produzidos nem mostrados pelas marcas que vendem suplementos incluindo o Tribullus e, em complementos a tudo que foi dito aqui, pergunto o seguinte aos senhores: Se existissem remédios para cálvice, não haveria carecas; se existisse remédios para celulites, não haveriam mulheres com as penas todas marcadas pela patologia, e no entanto, aparecem como milagres centenas de medicamentos como a solução definitiva para as doenças e de igual forma apareceu agora o Tribullus. Assim, vejo que o suplemento nada mais é do que uma jogada da indústria para vender uma planta que nenhum efeito apresenta. Forte abraço e parabéns Pablo pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de ter o trabalho reconhecido por pessoas como você Carlos, que lêem totalmente o texto, entendem e percebem que nós tentamos fazer um trabalho sério. Muito obrigado pelo comentário e leitura.

      Excluir
  38. Pessoal, cada ser humano possui uma particularidade, tem diversos fatores que podem contribuir, estilo de vida, alimentação, nível de stress, sono, etc.
    eu questiono esses "estudos" em laboratório pois eles servem como base mas como sendo a verdade absoluta pois cada indivíduo é diferente, se realmente funcionasse já teríamos cura para HIV, diversos tipos de câncer, etc. Mas isso não vem ao caso.
    Posso falar a minha experiência, e não, não foi efeito placebo, realmente tive aumento de libido, acima do normal, aumento na quantidade até de sêmen ejaculado, não tem como forçar isso via placebo. Pra mim funcionou bem, o Tribulus é recomendado para equilibrar seu nível de produção normal, ou seja, ele não vai ter o efeito anabólico apenas vai regular, se você já tem níveis altos não sentirá tanta diferença, isso pode explicar os estudos, mas se por diversos fatores que citei seus níveis caírem, ai sim sentirá diferença.
    Vale experimentar e ver os resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e vale lembrar que o verdadeiro Tribulus deve ter no mínimo 40% de sapolinas em sua fórmula, senão não está na sua concentração ideal para surtir efeito.

      Excluir
    2. Rick obrigado por ler o blog e comentar. A ciência não é feita de experiência de um único indivíduo. Os estudos em humanos não foram feitos em laboratórios, e nem em laboratório nos chegamos perto da cura da AIDS em humanos (NAO ENTENDI O QUE VC QUIS DIZER COM HIV AI NO TEXTO, MAS TIPO NADA A VER CARA).

      Volto a dizer, as pessoas acreditam no querem acreditar, nesse caso é questao de fé mesmo (nao tem logica). Você so saberia que não seria efeito placebo, se usasse um placebo, sem saber que era um, achando que era o Tribulus. E isso acontece em estudos cegos controlados(onde o pesquisador e o paciente nao sabem qual é o medicamento e qual é o placebo).

      O RESULTADO DESTES ESTUDOS? ESTÃO DISPOSTOS NO TEXTO DO BLOG! Percebeu a lógica? Pra isso existem os estudos, os quais você e outras pessoas tanto criticam sem ao menos ler ou se aprofundar no assunto. ENQUANTO ISSO, A INDUSTRIA E O MARKETING TE AGRADECEM. Abraços!

      Excluir
    3. Me cita um atleta que tenha sido suspenso por dopping por ter usado o tribulus. Já que ele promete aumentar 50% da testosterona, deveria gerar dopping. Mas isso só a propaganda da industria diz, já os laudos dos atletas e os artigos não. Prefiro confiar nos artigos

      Excluir
    4. Falou e disse, Rick.

      A ciência é inútil? ÓBVIO que não. A ciência sabe tudo? ÓBVIO que não.

      Achei o mano Pablo bem DESESPERADO em enfatizar que SÓ FUNCIONA se for efeito PLACEBO.

      Para CADA CASO aonde é solicitado QUE PROVE QUE A 'TRIBULUS' FUNCIONA, eu peço que PROVE QUE FUNCIONOU SÓ PORQUE É PLACEBO.

      Estudo tem de monte. ACREDITO que teríamos cura para AIDS e CÂNCER, afinal a ciência é a Rainha das Rainhas SOBERANAS, MAS como isso impediria LUCRAR com medicamentos/tratamentos "eternos" (até a morte) POR QUE SALVAR A HUMANIDADE?

      Não vem pagar de "ciência é boazinha e ama os humanos incondicionalmente" porque não é BEM assim.

      Excluir
    5. A ciência não sabe de tudo, NUNCA disse isso. Mas todos os pesquisadores se esforçam para que cada dia mais sejam elucidadas algumas questoes. E outras novas sempre irão surgir. Desesperado? Onde? Só faço explicar algo que já está ÓBVIO no texto e algumas pessoas que nao leram (brasileiro tem preguiça mesmo), ou nao entenderam por falta de conhecimento acadêmico como o seu e o do rick. Voce sabe ler e interpretar os artigos? Se soubesse não iria estar aqui discutindo uma coisa tão simples de entender. SE EU PROVO? MEU FILHO OS ARTIGOS TÃO AÍ. DÁ UMA LIDA, LARGA DE PREGUIÇA MANO SABOTAGE!! O google está aí para voce entender sobre níveis ciêntíficos, inclusive o hospital Sírio libanes tem oferecido um curso gratuito de capacitação na área. Se joga!!

      E outra não confunda ciência boa com má ciência. A cura da AIDS, e câncer não existe porque a ciencia nao quer a cura e só quer lucro. Nao existe por que ainda nao se chegou num estágio de elucidação do mecanismo da doença para dete-las.

      Voce tem ideia do que voce chama de cancer? provavelmente nao. Só o cancer de mama, representa mais de 20 doenças DIFERENTES MEU CHAPA. Coloque aí todos os tipos de cânceres do mundo. VOcê já estudou oncologia? Ja conversou com profissionais da área? provavelmente nao pq se tivesse nao estaria falando tanta asneira assim.

      Se vocês pereferem acreditar na industria e propaganda do tribulus (ISSO NAO É CIENCIA SE VC NAO PERCEBEU) problema seu meu chapa. Agora não dê descrédito as pesquisas sérias feitas para avaliar a eficácia. Inclusive leia, coisa que você nao fez. Serve pro rick tbm essa.



      Excluir
    6. Volto a repetir a pergunta, como você sabe que não é efeito placebo se voce usa a substancia sabendo que é ela e dos possíveis efeitos???

      Para se avaliar efeito placebo a pessoa que dá e a que toma nao podem saber o que se tem na capsula. Por que ai sim, o individuo usando a capsula sem saber o conteudo, podemos comparar um grupo com outro e sabermos se a substancia desejada é superior ao placebo. E onde vemos isso? Nos ESTUDOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.E o que os estudos dizem?????? que essa merda não é superiorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...

      Mais uma pergunta, q nao há dopping com tribulus?? Acho q vc tem razao entrei em desespero aqui. Desespero de nao poder desenhar pra vocês analfabetos funcionais entenderem.


      Excluir
  39. Pablo, fale sobre TURKESTERONE. Forte abraço, Carlos Monteiro.

    ResponderExcluir
  40. Na boa você e mais um facista da empresa de medicamentos aobde a ciência nunca acredita na força da natutrza seu blog blosta bosta sei la o que e tao explicativo que chega a ser confuso vc mesmo fez alguma experirncia a nao ser relatos de experiencias de outros alias de paises que ganham fortunas com suas manobras medicinais para vender mais drogas traga alguma evidencia ilustrada e de pesquisas e testes que vc tenha feito ai sim posta uma coisa de veras tua baseada nas tuas experiências alias faça em vc tire vc como cobaia ai sim terá credibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse alguém de dentro da indústria eu estaria elogiando o tribulus e nao dizendo que ele não funciona. Justamente o contrário. POrque as industrias, drogarias, farmacias de manipulação VENDEM TRIBULUS (OU VOCE NAO PERCEBEU ISSO ANIMAL?). PARECE QUE VOCE NAO LEU MINHAS POSTAGENS DE TEXTO E COMENTARIOS DIREITO, OU NAO SABE INTERPRETAR (PELO JEITO É A SEGUNDA OPÇÃO)ONDE O TEMPO TODO FALO MAL DA INDUSTRIA.

      Se blog é bosta por que voce tem vindo aqui ler então? Ah e outra, não use mais medicamentos industriais, pois todos eles sao feitos a partir de estudos, pesquisas das quais voce está chamando de bosta aí. suplemento pode continuar usando já q eles em sua maioria se baseiam em propaganda, e nao em ciência (SE EU PUDESSE EU DESENHAVA ISSO AQUI PRA VOCE ENTENDER, JÁ QUE ESCREVENDO NAO CONSEGUI).

      POrque eu não coloco pesquisas minhas? e precisa? Depois de tantos cientistas SEM VÍNCULO COM EMPRESA NENHUMA pesquisarem e constatarem que o tribulus nao possui efeito em Humanos eu nem perderia meu tempo pesquisando e nem usando, já que eu teria os mesmos resultados aí de cima. Seria perda de tempo e dinheiro meu caro. e OUTRA COISA SE OS PESQUISADORES FOSSEM FINANCIADOS PELA INDUSTRIA O RESULTADO IA SER POSITIVO, ASSIM COMO O DO ZMA QUE JÁ POSTEI AQUI NO BLOG. SÓ A INDUSTRIA PAGANDO PRA ELE TER EFEITO EM ESTUDOS. ASSIM COMO O TRIBULUS SO TERIA SE ALGUMA INDUSTRIA PAGASSE (COMO NAO PAGOU NAO TEVE)


      E Ninguem faz testes de eficácia em si mesmo pra comprovar nada, pois se eu fizesse os testes em mim, como eu iria eliminar o efeito placebo?? E como iria comprovar a (PORCENTAGEM)% da eficácia?? MEsma coisa de eu querer saber qual político iria ganhar uma eleição consultando ENAS uma pessoa para dar a PORCENTAGEM DE TODA A ELEIÇAO. Estude mais um pouquinho sobre o assunto, pois te chamar de burro aqui neste momento seria uma ofensa ao animal. (DEVE SER POR ISSO Q VC NAO ENTENDE MINHAS POSTAGENS, NAO ESTUDA, NAO ENTENDE, E VEM FALAR ABOBRINHA. DEVERIA TER FICADO EM CASA VENDO TV GLOBINHO E TER IDO DORMIR SEM ESSA).

      Excluir
  41. Ha e como vc disse anabolizante nao e suplenento kkkk como uma planta natural que serve so para regular os niveis hormonais seria pega em anti dopping se nao tem nenhuma influência quimica seu animal poderia ate conter a substancia no sangue mas seria como um suplemento natural sua besta nada nocivo ou que pudesse interferir no resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Pablo é um frango magrelo, Mem treina e nem faz dieta!

      Excluir
    2. Claro, sou farmacêutico e nao halterofilista. Minha função aqui é expandir a mente de pessoas leigas e interessadas no assunto, em saber como crescer em informações. Seu caso, só trataria se eu fosse veterinário. Belo argumento, ronnie coleman. kkk

      Excluir
    3. E além de tudo voce é mentiroso, disse que é médico e vem fazer pergunta idiota de concentração aqui HAHAHAHAHA CONTE-ME OUTRA. E dê argumentos menos bostas do que me chamar de frango, seu anencéfalo kkk. Minha resposta está lá, pra você. VAi lá e refuta. Otário.

      Excluir
    4. samuel, cala tua boca, bicho burro e ignorante, volta pra escola estudar mais, pra depois vim aqui discutir com pessoas que tem formaçao academica.

      Excluir
  42. Explique o mecanismo aí sabidão (ATE AGORA NÃO VI NADA). A propaganda dela afirma aumentar 50% (METADE A MAIS, CASO VOCE NAO ENTENDA EU DESENHO DEPOIS). Caso isso fosse feito SERIA DOPPING. Seu corpo nao sabe se é natural ou artificial. Se voce tomar corticoide fabricado seu corpo para de produzir o natural pra compensar o aumento. Mesma coisa seria com a testosterona. Seu corpo nao ia saber se era d m-drol ou do tribulus. Mas tribulus nao aumenta né? Chola mais.

    ResponderExcluir
  43. realmente esse tribulus terrestris é uma farsa eu comprei foi 500 comprimidos de 500 mg tomava 6 por dia e nada de força e aumento de testosterona e minha libido sempre esteve no mesmo nível,conclusão o tribulus terrestris não influiu e nem contribuiu em nada como dizem as propagandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, vc deve ter tomado um tribulus de quinta categoria.

      Excluir
    2. Minha dúvida é, voce é preguiçoso ou burro mesmo rodrigo?

      Excluir
  44. Já tomei duas vezes (sempre com intervalos de descanso), e com o tempo percebi que há sim um aumento na libido. Vc fica mais facilmente excitável e mais disposto para o ato em si. Não é um efeito rápido, com os dias que vc vai percebendo de forma naturalmente.

    ResponderExcluir
  45. Já tomei duas vezes (sempre com intervalos de descanso), e com o tempo percebi que há sim um aumento na libido. Vc fica mais facilmente excitável e mais disposto para o ato em si. Não é um efeito rápido, com os dias que vc vai percebendo de forma naturalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 450 me/ dia, é suficiente?
      Obrigado.

      Excluir
    2. Adilson se já que voce nao crê no blog pq vem aqui lê e faz perguntas? Estranho não/?

      Excluir
    3. O ideal é 1g por dia. O da marca Now é o melhor.

      Excluir
    4. Pra enganar os otarios tanto faz rodrigo. Qqr um serve p perder grana.

      Excluir
  46. Sou nulher e estou com testosterona de 16... Sim 16! Ja usei deposteron 3 doses que a medica passou, tomei duas doses (julho e setembro de 2015), nao quis a 3 dose por conta dos efeitos: espinhas, oleosidade, queda de cabelo e o pior, engordei 10kg em poucos meses, mesmo fazendo dieta e fazendo exercicios fisicos 2x ao dia nao conseguia emagrecer.. Agora ja perdi 8kg, otimo...Repeti o exame em novembro deu taxa de 56.. E repeti em fevereiro de 2016 e deu 16 novamente. Depois de tanto sacrificio usando hormonio vi que as taxas nao manteram... Nao sei mais o que fazer, pois nao vou usar mais hormonios, ate hoje tenho espinhas... Vim no blog ler sobre o tribullus tetrestris, pois estava com intencao de tomar, mas depois dos comentarios fico com medo, nao de gastar dinheiro, mas sim de ter algum efeito colateral.. No meu caso, como posso aumentar essa testosterona sem ter que usar hormonios? Quem puder me responder, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laize qual tipo de testosterona você mediu? 16 o que? qual a medida desses 16? Por exemplo 16 ml, 16 g, 16ul/L, algo desse tipo. Qual a medida?

      Por exemplo:

      Testosterona Total.

      Método: ensaio quimioluminométrico.

      Homens: 300 a 900 ng/dl.

      Mulheres: 15 a 75 ng/dl.

      Se a sua for a testosterona total e tiver em 16ng/dL ela está normal. Te aconselho a talvez mudar de medico ou pedir redução da dose do medicamento, caso a sua esteja abaixo do normal ( não sei se está). Talvez diminuindo a dosagem voce teria menos efeitos colaterais. SObre o ganho de peso, já tentou a dieta low carb? Além de bem pra saúde pode te ajudar bastante. Procure no google o blog do Dr. Souto paleolowcarb. Obrigado por ler o blog!

      Excluir
  47. ola pablo,
    muito bom esse seu post sobre o tribullus, realmente oque vc diz faz sentido, pois tomei essa porcaria por algum tempo e não vi nenhum beneficio, com certeza isso é marketing da indústria. só querem vender e vender, resultados que é bom nada. gostaria de saber se tem no mercado algum produto natural que realmente funcione para aumento da libido. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço algo comprovado. Esse artigo expõe varias plantas, mas nada muito elucidado. Leia:

      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3731873/

      Excluir
  48. Pablo sobre minha experiência com TT: Usei por dois dias e logo no primeiro senti uma forte dor no testículo esquerdo q em contrapartida veio um forte aumento de libido , no terceiro dia parei ja q dor não passava ( não era tão forte assim ) desde então fiquei com medo e sobre o libido comi um amendoim q acredito q tb seja mito e senti o mesmo efeito do TT no libido , ou seja não passava de um placebo mesmo , o blog me ajudou muito , continue assim PARABÉNS

    ResponderExcluir
  49. Depois de ler todos os comentários achei interessante postar mais um trabalho realizado com mulheres. https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.fcmsantacasasp.edu.br/images/Arquivos_medicos/2014/59_1/05-AO64.pdf&ved=0ahUKEwif2O61p4nPAhUHTZAKHWYrA7UQFggcMAA&usg=AFQjCNE8KtEnqAmM-pr7L-2BgE1IE4gp1A&sig2=TlwvuE1LqK2GVi5Y6Owg5A

    ResponderExcluir
  50. Sobre os efeitos negativos decorrentes do uso de TT, pude senti-los na pele. Comecei a tomar a 2 dias e vou parar por aqui mesmo. Logo no primeiro dia, na primeira dose, pouco tempo depois de ter ingerido, comecei a sentir dor abdominal que intensificou-se com as demais doses. Minha pressão aumentou significativamente e ao beber agua sinto nauseas. Parei de vez com o suplemento e espero passar o quanto antes esses efeitos colaterais. A galera do blog está de parabens em alertar os problemas que esse suplemento, que é amplamente recomendado, pode vir a trazer aos demais.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde, estou tomando tribulus da on a 8 dias, e senti efeito contrario em relaçao a libido, a minha sempre foi alta e diminuiu muito!!! do restante nao mudou nada. dias antes de tomar eu estava normal tenho ctz q foi apos o uso, vc sabe me dizer se pode acontecer isso mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola nao sei te dizer ao certo, pois existem poucos efeitos colaterais relatados. Faça o seguinte:

      1- Pare de usar o tribulus e veja se a sua libido aumenta novamente.
      2- Se ela aumentou, volte a tomar ele. Caso perceba de ela se reduziu de novo, a chance de ter sido causada pelo produto é bem alta.
      3- Caso o numero 2 se confirme deixe de usar este suplemento.

      Excluir
  52. Vale a pena ler artigos sérios como o seu, obrigado e irei compartilhar

    ResponderExcluir
  53. Tomei tribulus por 2x e,embora tenha sentido alguma vitalidade, senti contraturas dolorosíssimas nos musculos da costa chegando a ficar de cama por 2 semanas e com dores por 2 meses na 1a vez. Suspendi o uso por 6 meses, tomei relaxante muscular e passou. Voltei a testar 6 meses depois e tive a mesma reação: 2 meses de contraturas terriveis, muita dor sem que os relaxantes fizessem efeito. De cama por uma semana novamente. Alguem teve algum efeito adverso? Achei interessante o ponto sobre toxicidade. Tenho um organismos bastante sensivel à drogas, entao, sinto os efeitos bem rapidamente. Gostaria de trocar info sobre estes sintomas caso alguem tenha sentido algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já disse acima conseguir perder gordura e transformar em massas sem muito esforço sem contar que minha pica fica dura toda hora

      Excluir
    2. entao vc tem tendencia a fazer sua gordura virar facilmente pela genetica. Minha pica fica dura todo dia tb. Ja acordo c ela assim. grandes merda.

      Excluir
  54. Nada fala mais alto que resultado o resto é conversa fiada, esses estudos aí são de caráter muito fraco quando se trata de ciência em busca da saúde personalizada, cada indivíduo pode funcionar de um jeito, quem pode comprovar é o paciente e o médico que indica. Remédios matam e não curam mesmo assim estao aí sendo propagados vc fica refem deles até morrer por outros efeitos colaterais ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca li tanta baboseira na vida. Ta ´´serto´´.A industria é boazinha. Ela nao pensa em lucros. Os estudos que dizem o contrario é que estao errados. Estudos de carater fraco kkkkk como se tu soubesse distinguir um do outro. Vai lá e compra. A industria agradece.

      Excluir
  55. Tomei a tribulus e ao meu percebe fiquei cheio de espinha parei de tomar pq acabou e parece que meu apetite sexual ficou meio pra baixo pode ser impressão mais concordo com muitas coisas aí no blogue

    ResponderExcluir
  56. Porque entermo de libido apetite sexual se sua vida for uma correria e de preocupações não se alimentar direito não dorme 8 horas por dia conserteza vai ter esse tipo de estresse mesmo pode tomar o remédio o que for se não tiver de bem com o seu corpo é dar o descanso que ele precisa

    ResponderExcluir
  57. Eu vou tomar ja tomei o segundo e tenham certeza que irei postar tudo nesse blog que escolhi. Att

    ResponderExcluir
  58. Tomei o segundo comprimido depois de 12 horas e ainda nao senti nada de negativo...apenas durante anoite senti algo diferente na regiao genital.

    Resolvi tomar porque achei que teria testosterona baixa, em função da minha libido que sumiu praticamente nos últimos meses por nenhum motivo. A tres meses inniciei academia e espero postar diariamente os resultados aqui.

    ResponderExcluir
  59. Ótimo texto!
    Bem explicado, bem escrito, não é cansativo de se ler, bem fundamentado, com referências, com foco e o mais importante, um serviço de saúde pública!
    Parabéns pelo excelente trabalho do Blog

    ResponderExcluir
  60. Fiz a utilização do Tribulus da marca ON de 625mg por capsula, tomava 2 capsulas ao dia por aproximadamente 1 mes e 15 dias, resultado:
    A partir da segunda semana senti o aumento da libido, mais disposição e aumento de força nos treinos, isso foi muito bom, porém parei de utilizar por sentir dor no testiculo direito e sensibilidade ao urinar. Ainda to me recuperando, alguem sabe o motivo desse desconforto?

    ResponderExcluir
  61. Jah tomei e tive boas respostas na questão da ereção e ganho ee força q por consequencia leva a um ganho de massa magra tb ,,,logico q nao eh igual tomar uma durateston da vida , mas tem efeitos positivos sim !! .. e tem alguns varios estudos q mostram coisas diferentes dessas citadas aqui !!

    ResponderExcluir
  62. Curioso é quando interessa ,a industria farmaceutica investe fortunas em mídias de aluguel para induzir o consumidor usar o seu produto. Usamos drogas medicamentos vacinas com fortes efeitos colaterais e reações e isso tudo passa como se nenhuma importância houvesse,relativizadas como "perdas" aceitáveis. eita mundinho escroto e hipocrita

    ResponderExcluir
  63. Parem de besteira. O único jeito confirmado de aumentar a testosterona é fazendo reposição com formas do hormônio sintéticas. E antes que falem, ésteres de testosterona não são hepatotóxico, não fazem mal aos rins, etc, a molécula depois de metabolizada pelas esterases é a mesma que o corpo produz.

    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se voce estudasse saberia que existe uma forma suplementar que pode chegar a ser maior do que o uso de testosterona. Na verdade o topico aqui serviu para falar apenas do tribulus, o qual muita gente tem duvida se funciona ou nao, e a melhor maneira de tirar duvidas é expondo artigos de modo didático pra pessoas leigas. Acho que besteira é gente sem informação tecnica como voce vir aqui perder tempo pra fazer um comentario desses e depois levar uma resposta kkk. Mas valeu por dar audiencia ao blog. Abraços!

      Excluir
    2. Seu post não faz sentido.

      Sim, estou falando de tribulus ( e indiretamente de outras formas de se aumentar a testosterona, para as quais não há evidência científica que funcionem ). É besteira perder tempo com ele pois não há estudos confirmando sua eficácia. Qual a relação entre as saponinas do tribulus ( que vão variar de espécie ou local de cultivo ) para aumento de DHEA, com algumas bulas dizem? Ou, mesmo se aumentasse o DHEA, a conversão deste em testosterona seria possível apenas com sinalização de gonadotrofinas.

      Então é besteira perder tempo com essas ervas e produtos, alguns dos quais são hepatotóxicos ( longjack ).

      A sua réplica, repito, não fez sentido, e tentando se passar como detentor de um conhecimento que afima que eu não teria, acaba por nada dizer. Pensei que este blog fosse bom e mantido por boas pessoas, sendo assim eu deixei minha contribuição, mas mostra-se pela sua postagem que não, você é um indivíduo bem ignorante tanto na forma de agir como na falta de conhecimento para falar sobre o assunto ( não vale apenas traduzir artigos, tem que saber conversar, dominar a matéria ).

      De qualquer forma vlw

      Excluir
    3. Meu post nao faz sentido? pessoal usa tribulus a rodo achando que funciona e eu exponho as evidencias e isso nao faz sentido? besteira perder explicando a leigos isso? Voce só pode ser retardado.

      Excluir
  64. comprei o tribulus 500 mg , pena que não li antes o artigo. estou com medo de tomar , pois pode causar efeitos colaterais e não fazer efeito proposto.obrigada

    ResponderExcluir