sábado, 2 de maio de 2015

O Mito do Óxido Nítrico nos Suplementos


Várias empresas estampam nas embalagens de seus produtos os nomes óxido nítrico (nitric oxide, em inglês) ou NO, abreviação do nome da substância.





www.culturismo.com



Isso induz ao consumidor a achar que realmente o produto que ele está a usar seria mesmo o óxido nítrico. Mas, infelizmente essa não é a realidade. O óxido nítrico é uma pequena molécula que participa de diversos processos metabólicos em nosso corpo, e seu estado físico é o gasoso. Portanto, é impossível se usar suplementação de NO, pois este é um gás. O que é encontrado na maioria desses suplementos é uma substância formadora do NO, o aminoácido L-arginina, ou também o aminoácido citrulina que participa do processo de formação de NO.

Alguns produtos possuem o nome do aminoácido inserido na embalagem, mas mesmo assim de tal forma que o nome não possua muito destaque. A palavra óxido nítrico provavelmente atrai mais as atenções, e alguns consumidores, sem conhecimento profundo, podem pesquisar sobre o NO e passar despercebidos pelo alerta de seu estado gasoso, observando apenas seus efeitos vasculares, e realmente acreditando que possam estar usando óxido nítrico  na suplementação.

Sobre os efeitos do óxido nítrico no nosso corpo, ele realmente é um vasodilatador. Ou seja, ele aumenta a capacidade do vaso sanguíneo para se encher de sangue, motivo pelo qual é utilizado pelos esportistas, que acreditam que esse efeito irá reter mais sangue no músculo, aumentando sua força e tamanho.  Mas o óxido nítrico possui várias funções além desta, e também possui potencial tóxico. Abaixo segue uma tabela com efeitos do NO:

Fonte: Óxido nítrico: o simples mensageiro percorrendo a complexidade. Metabolismo, síntese e funções.(Filho, RF et al 2000).



Portanto, aumentar a concentração do NO em nosso corpo, poderia não ser tão benéfica quanto a indústria de suplementos promete. São vários efeitos, e existe o risco de toxicidade. Mas será que realmente a suplementação com L- arginina aumenta os níveis de NO em nosso corpo?

Segundo o Dr. Paulo Gentil (GEASE):

A disponibilidade de arginina não é limitante para a reação da NOS, pois a quantidade de arginina normalmente disponível no organismo excede em milhares de vezes a quantidade necessária para que as reações de síntese de NO aconteçam (Loscalzo, 2000). De fato, estudos recentes revelam que a suplementação de arginina não promove aumentos na produção de óxido nítrico, além de não influenciar a performance nem o metabolismo durante o exercício (Liu et al., 2008), sendo que resultados similares já haviam sido obtidos anteriormente (Wennmalm et al., 1995).

O estudo de revisão de Angeli (2007) afirma que:

A administração oral de 3g/dia de L-arginina parece potencializar
os efeitos do treinamento com pesos, proporcionando maior
ganho de força e massa muscular e contribuindo para a diminuição
do percentual de gordura corporal.

Já o artigo de  revisão de Nicastro (2008), e a dissertação de mestrado de Borges (2009) não confirmam as evidências de melhora na força e aumento de massa muscular com a suplementação de L-Arginina.

Análise de sites especializados em revisões de artigos e avaliação da qualidade da evidência:

Mayo Clinic: Classifica uso de L-Arginina como nível C de evidência (Não está clara a evidência para uso dessa substancia)

Medline:  Evidência insuficiente (Há evidências inconsistentes sobre os efeitos da L-arginina sobre o desempenho de exercício. Algumas evidências mostram que tomar 6 gramas de L-arginina em uma bebida aumenta o tempo de exercício. No entanto, outras evidências sugerem que tomar L-arginina, por si só ou em conjunto com antioxidantes (Niteworks, Herbalife International, Inc), não melhora o desempenho em ciclistas do sexo masculino.).


Conclusões

Devido à falta de evidências que comprovam a eficácia do uso de L-arginina, o seu uso ainda é contraditório e inconsistente. O que nos resta é esperar para que mais artigos sejam feitos para melhor averiguação de seu uso.

Referências:

ANGELI, Gerseli et al . Investigação dos efeitos da suplementação oral de arginina no aumento de força e massa muscular. Rev Bras Med Esporte,  Niterói ,  v. 13, n. 2, p. 129-132, Apr.  2007

H. NICASTRO, et al . A suplementação de L-arginina promove implicações ergogênicas no exercício físico?Evidências e considerações metabólicas  R. bras. Ci. e Mov. 2008; 16(1): 115-122




Medline in : http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/natural/875.html




Um comentário:

  1. Olá.

    Há algum estudo comprovando que o uso da L-citrulina faz esse papel de aumentar o fornecimento de NO?

    ResponderExcluir