sábado, 30 de agosto de 2014

Suplementação de Whey Protein: o momento da ingesta tem influência?




Atualmente existe uma infinidade de suplementos alimentares visando o aumento muscular e controle da composição corporal. Dentre as diversas substâncias comercializadas, as proteínas são as mais consumidas em especial a proteína do soro do leite o “whey protein”.

www.optimumnutrition.com


A ingestão de aminoácidos essenciais tem papel importante na síntese protéica. Quando comparadas suplementações com as mesmas quantidades de calorias de proteína (PTN) de absorção lenta; de absorção rápida; ou carboidrato (CHO) juntamente com rotina de treinamento resistido, a hipertrofia muscular das suplementações protéicas foram maiores que as de carboidratos. 

Mas fica uma dúvida entre os consumidores de suplementos de protéicos como o Whey protein: O momento da ingestão influencia nos resultados? 

O estudo denominado Stimulation of net muscle protein synthesis by whey protein ingestion before and after exercise utilizou o whey em duas situações: os autores avaliaram os efeitos de uma dose de 20g de whey em um grupo de jovens imediatamente antes ou 1 hora após o exercício. As concentrações de aminoácidos aumentaram aproximadamente 50%, houve um balanço nitrogenado positivo e aumento da absorção muscular de aminoácidos em ambas as situações.

Esta evidência acima, portanto, não indica um efeito diferencial do momento da ingestão pré e pós treino. Segundo os autores, o reduzido tamanho amostral (17 sujeitos, divididos em grupos) pode ter sido um fator para a ausência de significância. É importante observarmos que esse trabalho não utilizou grupo controle (placebo), o que é possibilitaria análises dos diferentes momentos (pré e pós) contra uma intervenção neutra sem suplementos. 

Por outro lado o artigo Effects of supplement timing and resistance exercise on skeletal muscle hypertrophy averiguou consumo de whey protein + carboidrato + creatina e demonstrou (em jovens treinados) que o momento da ingestão, se antes ou depois dos exercícios, faz diferença nos resultados. O grupo que utilizou os suplementos logo antes e logo após os treinos apresentou maior ganho de força, massa muscular e diminuição do percentual de gordura do que o grupo que utilizou a suplementação em momentos bastante afastados do treino, como antes do café da manhã e antes de dormir.

Já esta evidência faz uma associação entre whey protein e outros suplementos. Muitos atletas fazem essa associação de suplementos, mas o estudo em si não avalia apenas o desempenho do whey, e sim do conjunto. 

Não foi apenas em jovens que a importância do momento ou timing da suplementação de proteínas + carboidratos foi evidenciada. O Timing of post exercise protein intake is important for muscle hypertrophy with resistance training in elderly humans submeteu dois grupos de idosos  a 12 semanas de treinamento resistido (3x/semana), com diferentes momentos de suplementação: 

a) imediatamente após cada sessão
b) 2 horas após o treino de força. 

Neste estudo, aumentos de massa muscular foram encontrados somente no grupo cuja ingestão suplementar foi realizada mais próxima do treino.

Percebe-se que os estudos científicos sobre o tempo (timing) de ingestão do Whey Protein de modo isolado, ou mesmo em associação com outros suplementos é bem pouco pesquisado e os resultados são incipientes. A partir dos estudos revisados neste texto, podemos dizer que – em jovens e idosos – a ingestão parece ser mais eficaz quando realizada muita próxima ao treino, porém não conhecemos evidências que indiquem superioridade da ingestão imediatamente antes ou após o treino.





8 comentários:

  1. Que interessante o blog de vocês! Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ler nosso blog Camila =)

    ResponderExcluir
  3. Thanks for taking the time to discuss this, I feel strongly love and read more on this topic. If possible, such as gain knowledge, would you mind updating your blog with additional information? It is very useful for me.
    Whey Protein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for your post in my blog. I wonder what subject you would like to see written here? What would this additional information?

      Excluir
  4. então é melhor consumir antes do treino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERTO DO TREINO, TANTO ANTES QUANTO DEPOIS. NAO SE SABE QUAL DOS DOIS É MELHOR, SABE-SE QUE É BOM USAR PROXIMO AOS TREINOS.

      Excluir